Como fazer que seus pneus tenham mais durabilidade ? Veja como

Calibragem correta, rodízio, balanceamento e geometria ajudam a aumentar a vida útil

Eles fazem todo o serviço pesado. Sustentam o carro, caem em buracos, encaram asfalto quente, passam sobre pedras, desníveis. Os pneus foram feitos para suportar tudo isso e muito mais.

Luciano Vian, proprietário da Vian Auto Center, de Encantado, ensina algumas medidas simples que podem garantir maior segurança e economia. Segundo ele, existem cuidados básicos que os donos de carros devem ficar atentos para evitar prejuízos. “Faça o rodízio, mantenha o carro alinhado, as rodas balanceadas e observe a correta calibragem”, ensina.

Para Vian, a pressão de ar é fator primordial na vida útil do pneu, sendo o que mais afeta seu desgaste. Recomenda-se verificar a pressão uma vez por semana, dê preferência com o pneu frio e utilizar sempre a calibragem recomendada pelo fabricante, destaca.

O rodízio é recomendado entre 5 e 7 mil km. De acordo com ele, o desalinhamento do carro vai causar um desgaste irregular dos pneus. “É necessário fazer alinhamento a cada 10 mil km ou a cada 12 meses. Importante verificar se os componentes de suspensão estão em bom estado, para garantir que o alinhamento fique perfeito”, observa.

A forma de dirigir também influencia na durabilidade do pneu. Recomenda evitar aceleradas e freadas bruscas, pois isso gera um desgaste acentuado dos pneus. “Não deixe bater contra o cordão, além de poder danificar o pneu, a pancada vai aos poucos tirando o carro de geometria”, comenta.

Luciano Vian diz que é importante fazer o alinhamento e balanceamento. “O balanceamento é feito no conjunto pneu/roda, por isso é importante além de ter pneus bons, ter rodas sempre retas, um conjunto roda/pneu sem balanceamento vai transmitir vibrações para a carroceria e a direção do veículo. O alinhamento é o ajuste dos ângulos dar rodas em relação a pista de rodagem. Nem todos carros são iguais em peso e tamanho por exemplo, portanto nem todo carro necessita o mesmo ângulo de contato das rodas com a pista de rodagem.

Observe o TWI

O Tread Wear Indicator, ou indicador de desgaste da banda de rodagem, é um sinal que se encontra no costado do pneu, ou no meio dos sulcos. Quando o pneu atinge o TWI ele estará com 1,6 mm de borracha, o que é o limite para o uso do produto com segurança.

Conforme Luciano, os pneus tem índice de carga e de velocidade. É importante prestar atenção se os índices dos pneus que serão colocados atingem as especificações exigidas pelo carro. “Quanto mais suave for o andar do carro, mais longa será a vida dos pneus. Cada um tem 5 anos de garantia de fábrica, depois desse tempo é recomendada a troca”, afirma.

Dicas importantes

Calibre semanalmente respeitando o manual do fabricante

Respeitar a capacidade máxima de carga do veículo

Alinhamento correto para uma direção segura

Balanceamento e geometria em dia, direção sadia

Realizar o rodízio periodicamente

Onde encontrar a Vian Auto Center ?

A Vian Auto Center está localizada na rodovia RS 129, KM 73, nº 6500, bairro Planalto – Encantado.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vianautocenter@hotmail.com ou telefone (51) 3751-3462 / (51) 3751-2483 / (51) 99246-0930.​

Veja mais fotos: