Como Vender Carros Online em 2020

Vamos te mostrar, na prática, como reinventar sua empresa e construir um novo negócio com valor de mercado, utilizando estratégias de marketing digital

O cliente está na internet, por isso, se o seu negócio não cabe em um celular, ele não existe.

Não importa se você já tem uma loja de veículos ou está pensando em começar agora, se você pensa em vender carros nesse atual momento, é bom que você saiba como vender pela internet.

A internet tem um alcance surpreendente e é o meio de comunicação mais utilizado ao redor do mundo. As redes sociais como Facebook, YouTube e Instagram são frequentemente usadas para atrair o público por meio das páginas e perfis de influenciadores digitais que anunciam promoções e divulgam conteúdos sobre as empresas. 

No entanto, para quem quer vender carros online, é necessário ter paciência e persistência. É preciso entender alguns aspectos importantes que envolvem as facilidades dessas ferramentas e a venda de veículos. Isso porque, ao chamar a atenção do cliente, uma incoerência de informações ou uma foto mal feita pode prejudicar o negócio, fazendo com que o vendedor perca a oportunidade de venda.

Por isso, se você deseja atrair o público online e conquistar excelentes vendas e ainda não sabe como, este conteúdo vai te dar boas ideias, pois abordaremos todos os itens que são fundamentais para que consiga atingir esse objetivo.

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Como atrair o cliente certo para minha loja de veículos?

Para vender carros online é importante saber quem é o seu público e buscar entender o que ele precisa. Dessa forma, você vai criar uma estratégia direcionada e específica. Afinal, de nada adianta anunciar uma oferta de um esportivo conversível para um pai de família que tem 3 filhos e quer mais espaço e conforto, não é mesmo?

Definir seu posicionamento de mercado e conhecer o seu cliente é fundamental para poder publicar as ofertas que estão de acordo com o perfil e necessidades de cada pessoa. Dessa forma, haverá uma maior tendência em atrair o público certo para sua loja de veículos.

Os 6 principais indicadores de desempenho que você deve analisar

Para analisar os resultados de um negócio que vende pela internet, é preciso acompanhar os indicadores de desempenho da empresa. Essas ferramentas de gestão são usadas para medir com precisão o nível de desempenho e o sucesso de um determinado procedimento. Desse modo, é possível verificar se os resultados obtidos foram os esperados.

Há diversos indicadores de desempenho que são essenciais para avaliar o funcionamento da empresa, abaixo listei os 6 principais;

1. ROI 

No mundo dos negócios o retorno sobre investimentos corresponde ao valor de dinheiro recebido em relação ao valor que foi investido. É através do ROI que o dono da loja de veículos pode acompanhar se o negócio está tendo um bom resultado financeiro.

2. Visitantes do Site

O Google Analytics é uma poderosa ferramenta gratuita que mostra exatamente quantos visitantes únicos e quantos acessos diários, semanais e mensais o seu site está tendo. Essa ferramenta é essencial para o gerenciamento e otimização de todas as ações direcionadas ao seu site.

É importante que se faça um acompanhamento frequente para saber como está o comportamento e o resultado das estratégias de marketing que estão sendo aplicadas.

3. Influência Social

O índice de influência social diz respeito ao total de pessoas que curtiram sua página, seguidores no instagram, inscritos no seu canal do youtube e mais importante, comentários e compartilhamentos.

4. Tempo de permanência em cada página do site

Esse indicador é bastante útil para saber se o conteúdo no site é interessante e se o tráfego do site está direcionado. Também serve de parâmetro para potencializar campanhas de marketing e fazer ajustes de palavras chaves para qualificar o público visitante.

5. Performance da Equipe de Vendas

É um dos indicadores que permitem que o dono da loja entenda como está o desempenho da sua equipe. Com esse acompanhamento é possível mensurar o número de clientes atendidos em relação ao número de fechamento de negócios.

6. Taxa de Rejeição 

É a quantidade em porcentagem de visitantes que tiveram o acesso em apenas uma página do site e logo em seguida, a abandonaram de imediato. Isso pode acontecer quando os clientes não encontram no seu site o veículo que realmente estão procurando. 

Importante ressaltar que isso também acontece quando o site é ruim, cansativo, lento, desatualizado e complicado de usar.

Para saber a taxa de rejeição é simples, basta ter o Google Analytics instalado no seu site que ele fornece esses dados rapidamente em relatórios já prontos. Se o seu site está com uma alta taxa de rejeição e você nem sequer sabe disso, está mais que na hora de você ter uma equipe profissional de marketing para auxiliar no resultado das suas vendas online, pois, será preciso reconsiderar alguns fatores que são fundamentais para o bom desenvolvimento da empresa, como praticidade, foco no público-alvo, melhor design e otimizações.

Como usar o Facebook e Instagram para atrair mais clientes?

A cada dia, há um aumento do número de pessoas que estão usando as redes sociais não somente para interagir com seus amigos mas também para encontrar produtos e serviços que desejam adquirir. Com isso, é comum as empresas criarem perfis no Facebook, Instagram e até no Youtube com o objetivo de divulgar seus produtos e atrair a atenção das pessoas.

As redes sociais, além de popularizar a empresa, oferece várias técnicas de marketing digital que ajudam a loja de veículos não apenas a vender mais carros, mas também, melhorar o negócio como um todo;

1. Aumentar o engajamento 

Seja por meio de um comentário, curtida ou compartilhamento, os usuários que interagem com suas publicações são na maioria das vezes os seus futuros clientes. Quanto mais atenção for dada para o público, mais eles chegarão até a sua loja e poderão ajudar você a conquistar diversas vantagens, como na divulgação da marca e no aumento de números de clientes e vendas.

2. Entendendo o seu público

Uma das vantagens das mídias sociais diante dos demais canais de contato com o cliente está no fato de as publicações estarem acessíveis para todo o público. No entanto, engana-se quem pensa que mantendo apenas as interações comerciais será possível atrair e garantir a atenção dos clientes. 

Por meio das redes sociais, as pessoas esperam muito mais de uma empresa do que somente vender e comprar. É preciso relacionar-se e entender o público por meio do conteúdo, diálogo, educação, em conjunto com um atendimento de qualidade. Esses são detalhes que, além de atraírem e humanizarem a relação entre a empresa e o consumidor, resultam em um diferencial em que as pessoas não são convencidas apenas por conveniência ou pelo preço.

3. Subir nas posições do Google

Uma forma de melhorar os resultados de SEO, que são técnicas de otimização para mecanismos de busca, que faz com que o seu site suba nas posições do google, é constituindo autoridade e tráfego para uma página de um site.

Fatores como engajamento, visibilidade nas redes sociais podem ajudar a melhorar os resultados de SEO de 2 maneiras;

A primeira é com a otimização das páginas do site nos resultados de busca, pois, quando um conteúdo é compartilhado nas redes sociais, o google identifica o movimento e sabe da sua existência. Já a segunda está relacionada com o alcance do seu site, o número de acessos que um site recebe é considerado como um do fatores de ranqueamento. Dessa forma, se a sua loja de veículos estiver com várias curtidas, comentários e compartilhamento, o google vai detectar e vai melhorar os resultados de pesquisa.

4. Manter a autoridade 

Um site que compartilha conteúdos e ofertas relevantes para os clientes sem entrar em polêmicas contribui de maneira significativa para manter a credibilidade da empresa. Uma ótima maneira de transparecer confiabilidade para o seu público é a avaliação positiva na página da loja de veículos, isso gera resultados sociais que são valiosos para o posicionamento da marca. E lembre-se de sempre publicar aquela foto com o seu cliente depois que ele fechar o negócio, a maioria deles adora mostrar que comprou um carro novo.

5. Aumentar a visibilidade

As empresas que executam uma boa estratégia de marketing da suas lojas no facebook e instagram se tornam visíveis para seus futuros clientes e expandem seus negócios. Além disso, as redes sociais facilitam a localização da empresa para o público, que dificilmente seria encontrada de outras forma.

6. Criar conteúdo

Ao gerar conteúdo de qualidade que seja destinado aos seguidores de sua loja, você estará agregando valor ao relacionamento já estabelecido com os usuários, fazendo com que eles passem a ter maior interesse em suas publicações, gerando assim mais engajamento por meio de comentários e compartilhamentos.

5 Dicas práticas para sua loja vender mais veículos

Eu não vou te dar aqui a fórmula certa e garantida para o sucesso, até porque ela não existe. Mas a sua loja de veículos pode vender mais carros pela internet se você usar essas 5 dicas práticas;

Fotos de qualidade

Na internet todo consumidor inicia a jornada de compra por aquilo que vê. Por isso, somadas às informações, títulos e descrições, as fotos de qualidade são essenciais para o sucesso das vendas de veículos. Dessa forma, use uma câmera ou um smartphone que resulta em uma fotografia de qualidade. Como os veículos têm cores e detalhes que são importantes, manter um padrão de cenário e ângulo pode favorecer essas características.

Campanhas pagas

Para quem quer atrair clientes e vender mais, vale a pena investir em campanhas pagas, como Google Ads e Facebook Ads. O Google Ads são os links patrocinados, é na minha opinião a forma mais inteligente de fazer anúncios, pois os recursos utilizados pela ferramenta posiciona o site de maneira estratégica e ampliam as possibilidades, gerando um maior engajamento do consumidor. Já o Facebook Ads permite que público que já está na plataforma obtenha mais facilidade de visualização sobre as suas ofertas.

Marketing de Conteúdo

É uma forma de atrair o público alvo para a sua loja de veículos por meio da criação de conteúdos relevantes, que estejam associados ao segmento do seu negócio. No entanto, é importante que você não poste apenas ofertas de veículos, mas também informações que ajudam a tirar dúvidas como, revisões, pagamentos de IPVA, manutenção periódica, entre outros.

Site responsivo

Se o site da sua loja de veículos ainda não se adapta automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo, faça isso agora porque você está perdendo vendas e perder vendas é perder dinheiro e você não quer isso, quer?

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Importante ressaltar que essa compatibilidade vem se tornando um fator essencial de classificação nos resultados das pesquisas do Google.

Busque melhorar a cada dia

O mercado online está em constante evolução e sua loja de carros precisa estar no mesmo ritmo. Por isso, observe as tendências e mantenha-se atualizado, garanta aos seus clientes uma boa experiência de compra e busque novas ferramentas para otimizar o seu site.

Por que anunciar no Carros no Vale?

Sua loja precisa estar sempre ativa no mercado de vendas online, porém, além de manter-se atenta às novas tendências, é preciso ter cuidado para o que pode impactar de maneira negativa ou positiva o seu negócio. Isso porque hoje a internet está cheia de pilantras e oportunistas. Por isso, é necessário ter atenção com o conteúdo que será publicado e de que forma que isso será feito.

Ao anunciar no site Carros no Vale os seus veículos estarão presentes para mais de 50 mil visitantes únicos todos os meses, além de proporcionar uma experiência personalizada para o seu cliente, sua loja estará em um ambiente seguro, pois o site Carros no Vale está no mercado desde 2015 e hoje é referência em compra e vendas de veículos no Rio Grande do Sul. Se você quer saber mais sobre anunciar no site clique aqui e veja mais informações sobre, ou se preferir, o atendimento pode ser direto pelo WhatsApp em horário comercial.

Saiba que anunciar em um portal de veículos é a certeza de uma audiência qualificada e mídia 100% direcionada.

 

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