CONFIRA AS 7 DICAS SOBRE O SISTEMA DE ESCAPAMENTO

Entenda aqui como funciona o componente e a sua importância para os carros

Um sistema de escapamento é composto pelas seguintes peças: coletor de escape, tubos de estepe, silenciador, catalisador e abafador. A função de cada item explica o sistema e ajuda a entender, por exemplo, porque um escapamento furado faz aquele barulho…

Você já passou por isso? Nós do WM1 preparamos um conteúdo com as principais informações sobre o escapamento do carro! Assim, você tira suas dúvidas e evita dor de cabeça enquanto estiver dirigindo.

Do que é feito o escapamento?

O escapamento é feito de coletor de escape, tubos de estepe, silenciador, catalisador e abafador. Dentro desse sistema, cada uma dessas peças tem uma função específica e essencial, veja só.

  • Coletor de escape: recolhe os gases e os encaminha para o tubo de descarga, que despacha essas emissões para longe do motor. Cada veículo tem um tipo específico de coletor, adequado para o próprio conjunto mecânico
  • Tubos de estepe: conecta todas as peças do sistema de escapamento
  • Silenciador: dividido em intermediário e traseiro, diminui o barulho gerado pelo motor e auxilia na boa performance do carro
  • Catalisador: reduz a toxicidade dos gases antes de liberá-los no ar. Fica na saída do coletor de escape ou entre o coletor e o silenciador
  • Abafador: peça auxiliar, absorve os ruídos mais agudos. Há dois tipos, os reativos e os dissipativos. Normalmente, é um cano furado envolvido em lã de vidro e basalto

Para que serve o escapamento do carro?

Além de eliminar os gases gerados pela queima de combustível e de reduzir o nível de ruído e de emissão de poluentes na atmosfera, o escapamento aumenta a massa de ar aspirada para dentro do cilindro, o que eleva a potência do motor.

Sistema de escapamento do toyota corolla 2018

O que é escapamento borla?

É o escapamento esportivo, que tem como principais diferenças – se comparado com o convencional – o coletor de escape maior e mais sofisticado, que permite o ronco do motor mais encorpado e mais grave, além de maior potência.

E o que é ponteira de escapamento?

Ponteira de escapamento é um acessório normalmente decorativo que visa deixar a aparência do carro – principalmente dos modelos esportivos – mais atraente.

Costuma ser uma peça pequena e discreta que confere originalidade ao veículo. A ponteira não costuma alterar – nem para mais, nem para menos – o som do escapamento.

E se o escapamento falha?

Além do barulho incômodo, os gases tóxicos se espalham por todo o carro, região do motor e interior do veículo. Um escapamento quebrado ainda provoca imensa poluição, devido à fumaça, o que pode gerar multa ao motorista.

O que prejudica o escapamento?

Um dos principais fatores é a baixa qualidade do combustível. E como o catalisador é uma peça fundamental, porque transforma os gases poluentes em uma substância menos tóxica, ele se deteriora mais rápido.

Há 30 anos, o sistema de escapamento durava cerca de cinco anos. Hoje, a média é de três anos. Isso porque os combustíveis adulterados – como acontece hoje – prejudicam os componentes.

Desta forma, o escapamento precisa estar na lista da revisão do carro a cada seis meses ou a cada 20 mil quilômetros rodados.

Como cuidar do escapamento no dia a dia?

Você pode cuidar do escapamento do seu carro no dia a dia, sim. Naquele domingo de folga ou feriado sem muitas coisas para fazer. E isso é simples, basta lavar a parte de baixo do carro com água e sabão neutro – do contrário, as borrachas da suspensão podem ressecar.

Caso qualquer peça do escapamento esteja oxidada, é preciso que seja substituída o quanto antes.

Fonte: Webmotors

... Veja ofertas de Veículos Seminovos e Usados