CONFIRA: LUZ DE INJEÇÃO ACESSA. O QUE PODE SER?

Um problema muito comum, mas não tão simples de resolver

Desde os anos 90, a injeção eletrônica substitui o carburador e foi pensada como forma de melhorar o desempenho do motor e aumentar a economia de combustível. No entanto, um dos problemas mais comuns apontados nos painéis de veículos tem a ver com esse novo sistema.

O sistema de ingestão é responsável pela alimentação de combustível e gerenciamento do motor de um veículo e, por isso, a luz acesa no painel é motivo de atenção e não deve ser ignorada pelo condutor.

A luz da injeção geralmente possui o formato de um motor e pode ser amarela ou vermelha, dependendo do modelo do carro. Ao dar partida, ela se acende assim como as outras luzes do painel, mas deve apagar após alguns segundos.

Se isso não acontecer, desligue o carro e ligue-o novamente. Se a luz permanecer acessa, leve o veículo a um mecânico de confiança ou profissional especializado o quanto antes para que ele faça a avaliação e diagnostique o problema com a ajuda de um scanner automotivo.

O que significa a luz de injeção acesa?

A luz de injeção está ligada a diversos problemas que podem acontecer com a injeção eletrônica, como defeitos nos bicos injetores, bobinas, velas, cabo de velas, combustível adulterado, entre outros.

Se a luz tiver acendido após o abastecimento do automóvel, desconfie do combustível, por ele pode ter sido “batizado”. Se ela se apagar após alguns quilômetros, não há necessidade de procurar uma oficina, apenas escolha com cuidado o posto para o próximo abastecimento. Se a luz continuar acesa, procure um especialista para que ele esvazie o tanque e complete com combustível original.

Um erro cometido por muitos proprietários que pode causar mau contato nos sensores e, consequentemente, levar a luz a se acender é lavar o motor.

Problemas no escapamento, no catalisador ou na leitura da sonda lambda, também podem fazer a luz da injeção acender ou piscar.

Posso continuar andando dirigindo com a luz de injeção ligada?

Mesmo com falhas, o sistema de injeção permite que o veículo continue a andar. No entanto, há chances de ocorrer uma pane elétrica e o conserto sair bem mais caro do que ficaria se o problema tivesse ganhado a devida atenção antes.

Fonte: ICarros

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