Conserve os amortecedores e garanta maior segurança

Chico Amortecedores destaca a importância de fazer a manutenção preventiva com auxílio de profissionais qualificados

Fazer a manutenção da suspensão do carro é uma questão de segurança. Os amortecedores, por exemplo, que fazem parte desse sistema, podem ser vistos por alguns apenas como um item mecânico, mas o caso não é tão simples assim.

Conforme o proprietário da Chico Amortecedores, Eder Capalonga, fazer uma revisão preventiva é de extrema importância, pois além de evitar acidentes, garante a segurança do motorista e dos demais passageiros. “Melhora o conforto e diminui imprevistos e transtornos”, assegura.

A principal função do sistema de suspensão é proporcionar estabilidade ao carro e, assim, garantir a dirigibilidade do veículo. Quanto aos amortecedores, destaca que a vida útil varia de acordo com cada condutor e as vias por onde trafega.

Algumas providências podem ser tomadas para aumentar a conservação como por exemplo evitar manobras bruscas, substituir preventivamente coxins, batentes e coifas, componentes do amortecedor. “Verificar desgaste das molas e tentar evitar estradas esburacadas ou em condições muito ruins ajuda a manter a peça conservada e traz economia”, aponta.

Outro detalhe importante é observar o alinhamento das rodas. Segundo Eder, é um item muito importante na conservação e manutenção do automóvel. Com o alinhamento adequado, aumenta a durabilidade dos pneus e outros componentes como buchas, balanças e pivôs, além de auxiliar no conforto e dirigibilidade do veículo, destaca.

A revisão da suspensão pode ser realizada em torno dos 20 mil quilômetros para automóveis e 30 mil quilômetros para caminhonetes e SUVs. Segundo ele, esse procedimento depende muito de como o veículo é conduzido ou exigido.

Chama atenção para o motorista estar atento aos barulhos estranhos e a correta calibragem dos pneus. Nesta revisão é aconselhável também fazer balanceamento das rodas e geometria, indica.

Quanto aos sinais de que está na hora de fazer a revisão dos amortecedores ou o alinhamento, Eder, diz que motorista notará que o veículo começará a apresentar sintomas como falta de estabilidade, barulhos, mudanças de direção e dificuldade no controle em velocidades maiores, bem como desconforto ao conduzir o carro. “Aconselhamos fazer revisões periódicas para evitar maiores danos e gastos desnecessários e principalmente priorizando a sua segurança e de sua família. Use sempre o cinto de segurança e evite o consumo de álcool ao dirigir. A vida sempre em primeiro lugar, finaliza.

Alinhe quando

  1. Trocar os pneus
  2. Os pneus tiverem desgaste excessivo na área lateral superior
  3. A banda de rodagem se desgastar em forma de escama ou serra
  4. Um pneu tiver maior desgaste que outro
  5. Houver trepidação das rodas dianteiras
  6. O volante apresentar vibração ou estiver desalinhado
  7. A direção ficar pesada
  8. Os pneus cantarem em curvas ou manobras
  9. O carro puxar para o lado quando os freios forem acionados
  10. O veículo puxar para a esquerda ou para a direita

De olho nos amortecedores

  1. Ouvido atento aos ruídos, vibrações no volante, balanço excessivo nas freadas e nas arrancadas e perda de controle nas curvas, além de oscilações na carroceria
  2. Verificar as condições de itens como pivôs, bandejas e buchas, pois isso vai ajudar a reduzir muito o desgaste
  3. Na hora de trocar procure usar sempre itens originais, específicos para a versão e o modelo do seu carro. Procure profissionais com experiência e qualificados para executar os serviços

Saiba mais

Baseada nas lojas dos grandes centros, a empresa possui uma estrutura de 750m² para atender seus clientes. É especializada em suspensão, conta com equipamentos de última geração, entre eles geometria computadorizada 3D. Possui ambiente climatizado para o cliente na sala de espera, equipado com TV, Wi-Fi, cadeira Shiatsu e máquina de café. Experiência nos serviços desde 1996. Realiza troca de pneus, de óleo, amortecedores, balanceamento, geometria, serviços de freios e manutenção em geral.

Onde encontrar o Chico Amortecedores?

Endereço: Rua Josefina Pedó, 30 (Lateral BR 386 KM 346) – Lajeado/RS
Contato: (051) 3748-2220