Cuidados simples com seus pneus, aumentam a durabilidade ?

A manutenção do seu veículo e o modo como você o conduz estão diretamente relacionados à saúde dos pneus

Não é novidade que os pneus são extremamente importantes para o bom funcionamento dos veículos. Por isso, é preciso estar atento a pequenos hábitos que ajudam a mantê-los em bom estado e prolongam sua vida útil. A pressão dos pneus, por exemplo, deve estar sempre em dia para que não haja gasto excessivo de combustível.

Conforme o proprietário da Terrasol Pneus, Egon Welp, de Teutônia um dos cuidados básicos é a calibragem. O ideal é analisar o calibre de cada roda uma vez por semana. “Fazer o rodízio entre 8 e 10 mil quilômetros, a geometria a cada seis meses e realizar manutenções periódicas auxilia na conservação”, destaca.

A pressão ideal está indicada no Manual do Proprietário do Veículo, para carga completa ou carga normal (até três passageiros), pneus dianteiros, traseiros e estepe.

Na hora de calibrar é importante observar o tamanho, o peso e o perfil (altura) do pneu. Se for um carro leve a pressão deve estar em 30 libras. Caso o veículo seja de médio porte ó aconselhado é manter em 32 libras. “Se o pneu for de perfil baixo, use entre 35 e 45 libras”, ensina.

Segundo Egon, importante estar atento à alguns sinais emitidos pelo carro. “Quando ele desalinha, o volante fica torto, “canta” em curvas (mesmo a baixa velocidade) ou ao largar a direção o carro puxa para um lado está na hora de fazer uma geometria. Aumenta o consumo de combustível e o desgaste”, observa.

Welp diz que o alinhamento (geometria) deixa o veiculo dentro das configurações conforme o fabricante exige, sendo assim, fica dentro dos ângulos certos para não haver desgaste excessivo dos pneus.

Outros aspectos a serem observados para evitar o desgaste precoce dos pneus é evitar freadas bruscas, arrancar patinando ou entrar em alta velocidade em curvas, pois são situações nas quais ocorre um gasto mais rápido. “O estepe deve ser colocado para rodar ao se trocar os pneus”, recomenda.

A forma de estacionar também influencia e pode até resultar em cortes, dependendo do caso. “Evite estacionar perto do cordão da calçada ou arrastar os mesmos”, orienta.

O condutor precisa observar o limitador de segurança (TWI) que está entre os sulcos do pneu. Se o desgaste atingir estes indicadores em qualquer ponto do pneu, é sinal de que é necessário substituí-lo. “Quando ultrapassa o limite estipulado pela fábrica, colocasse em risco a segurança e estabilidade do veículo”, reforça.

De acordo com Egon Welp, são detalhes simples, mas quando observados, prolongam a vida útil dos pneus. “O motorista roda mais quilômetros. Essa economia é boa para o bolso e deixa ele mais seguro no trânsito”, finaliza.

-Importante observar;
-Verifique a pressão dos pneus;
-Faça o alinhamento e balanceamento do veículo;
-Verifique o estado geral dos pneus;
-Cuidado ao estacionar;
-Faça o rodízio;
-Observe o indicador de desgaste;

Onde Encontrar a Terrasol Pneus ? 

Rua Major Bandeira 33, Bairro Alesgut – Teutônia.
Mais informações pelo e-mail [email protected]  ou telefones (51) 3762-2922 ou (51) 99800-8901.

Veja mais fotos: