Gasolina ou gás natural – faça o teste

Com os preços atuais, a economia pode chegar a 65% em relação à gasolina e a 75% em relação ao etanol. Abastecendo R$ 20 de GNV, é possível rodar cerca de 100km

Com os recentes aumentos no preço da gasolina, cresce a chance de ficar mais vantajosa uma opção já adotada em quase 64 mil veículos no Rio Grande do Sul: a conversão para o gás natural veicular (GNV), que mantém a opção de se usar gasolina ou etanol no veículo.

O número do Detran, de maio de 2017, representa menos de 1% do total da frota de veículos (6,7 milhões), mas vem crescendo desde janeiro de 2016, quando era de 61,5 mil.

O proprietário da Peixe Gás Alexandro Soster fala dos mitos e verdades quanto ao uso, instalação, economia e demais detalhes curiosos do combustível que ganha cada vez mais espaço entre os motoristas.

 

É verdade que não precisa ter gerenciador?

É um componente eletrônico onde era gerenciado pelo resultado de queima da famosa sonda lambda. Esse equipamento era  exigido pelo Inmetro, mas hoje, devido a má qualidade, o próprio Inmetro retirou essa exigência, deixando somente a opção do simulador de sonda lambada. O gerenciador era aplicado em veículos com a tecnologia de terceira geração.  Ou seja , veículos com o ano de fabricação acima de 1997, onde o monóxido de carbono pode chegar em sua queima em no máximo 1%, e seu hidrocarboneto no máximo de 700.

É vantagem colocar um kit “chipado”?

O chip era somente uma parte do equipamento. Os seus componentes mecânicos continuam os mesmos. É composto por emulador de bicos, simulador de sonda e variador de avanço, hoje dificilmente veremos alguma instaladora usando esse tipo de componente. Um dos motivos do não uso,  é a falta de profissional para gravar esses chips, e pelo fato de não ter o reaproveitamento do mesmo se fosse retirar o equipamento para instalar em um outro veículo que não fosse do mesmo modelo. Ficou inviável.

O que acontece com um carro flex convertido para GNV?

O veículo continua com o seu funcionamento normal. Não é necessário trocar nenhuma peça do carro, pois ele continua com as mesmas característica originais.

Vou precisar modificar os documentos do meu carro?

Ao efetuar a instalação do kit GNV , o veículo precisa passar por  vistorias de mudança de característica. Assim terá um novo documento onde será destacado o tipo de combustível com o qual irá funcionar. A revisão do Inmetro, é uma regularização que o veículo está apto a rodar em qualquer percurso com segurança, tanto do veículo quanto da pessoa que esta efetuando a troca no seu carro.

O gás natural veicular prejudica o motor?

O GNV de maneira alguma danifica o motor do veículo , bem pelo contrário , o veículo rodando com o gás aumenta a vida útil do motor, pela sua característica limpa e sem resíduo que possa danificar o veículo. É 100% seguro. Os níveis de poluentes do uso do gás natural atendem todas as especificações e são baixíssimos.

O sistema de injeção gás 5ª geração é mais econômico do que um sistema tradicional?

Esse sistema é muito eficaz trabalha com tempo de injeção real ,  com muita precisão, assim com certeza se torna muito mais econômico, que equipamentos convencionais de 2º, 3º e 4º geração.

Como identifico um sistema de GNV tradicional e um sistema de 5ª geração?

Os sistemas podem ser identificados pelos componentes que são diferentes em suas características, uma delas é que o sistema de 5º geração contem bicos injetores , ao invés dos quites de 2ª e 3º geração que é usado um mesclado para o arraste do gás aspirado , que geralmente vai instalado na mangueira do fluxo de ar.

O sistema GNV pode ser instalado em qualquer modelo de veículo?

Sim. Pode ser instalado em qual quer tipo de veículos, inclusive, os motores diesel.

Como escolher o cilindro adequado?

Deve ser feito uma análise no espaço e quilometragem que o cliente necessita para rodar. O cilindro geralmente é instalado no porta malas do veículo, tendo diversos tamanhos e modelos.  Quando possível, pode ser colocado na parte de baixo.

O cilindro pode explodir?

O cilindro não explode. Todos são testados e passam por revisão há cada cinco anos. São de alta resistência , aguentando grandes impactos sem se quer danificar a sua massa. Inexiste relato de um acidente de rompimento  do cilindro devido a alguma colisão.

Um tiro pode explodir o cilindro?

Não. A própria empresa que fabrica fez testes com tiros de fuzil e armamento de altíssimo poder. Ouve o rompimento do cilindro , mas não ouve explosão. O equipamento é de alta segurança.

O combustível é realmente seguro?

Se houver um vazamento de gás, não há com que se preocupar. O gás em contato com a atmosfera rapidamente se dissipa, pois é  aproximadamente 11 vezes mais leve que o ar. O produto não é tóxico. O GNV é o combustível mais seguro que existe na linha automotiva, industrial, e residencial.

Saiba mais

GNV é a sigla para Gás Natural Veicular. É o mesmo gás natural usado em residências, comércio e indústria (não confunda com o GLP, o gás de cozinha), mas aplicado sob alta pressão em veículos através de cilindros especiais. É um combustível alternativo.

Onde Encontrar a Peixe Gás?

Endereço: Av. Benjamin Constnt 3303, Montanha – Lajeado/RS
Contato: (051) 3709-1885 | 3709-1886 | 98148-3980  |  www.peixegas.com.br