GNV gera economia de combustível

Além da economia, principal vantagem é a redução dos níveis de poluição atmosférica

Quem não gosta de economizar com combustível?! Todo mundo gosta de pagar menos e andar mais. E uma das alternativas preferidas são os carros com GNV (Gás Natural Veicular). Ainda mais em épocas como agora, quando o preço da gasolina e do etanol dispararam.

Alexandro Soster, proprietário da Peixe Gás, explica as vantagens para quem pretende adotar o novo combustível. Segundo ele, a maior delas está na preservação do meio ambiente. O Gás Natural Veicular é um dos combustíveis mais seguros, mais limpos e menos tóxicos que existem.

Para Alex, o uso de GNV tem importante papel na redução dos níveis de poluição atmosférica, uma vez que a sua combustão com excesso de ar tende a ser completa, liberando apenas dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). O uso adequado deste combustível, se comparado com os combustíveis tradicionais, pode reduzir as emissões de monóxido de carbono (CO) em até 76%, de oxido de nitrogênio (NOx) em até 84% e de hidrocarbonetos pesados (CnHm) em até 88%, aponta.

Alex diz que quase todos os modelos podem ser adaptados ao GNV. “Alguns apresentam problemas na injeção, mas são casos raros”, diz. De acordo com Alex, apesar da eficácia do GNV, muita gente ainda tem um “pé atrás” na hora de converter o veículo. Alegam ter medo que o veículo possa perder potência ou até mesmo ter alguma peça danificada. A instalação do kit no veículo a perda de força pode chegar a até 10%, devido à sua característica de queima que é diferente da gasolina, etanol ou o óleo Diesel.

Hoje o equipamento de quinta ou até sexta geração, que no caso são equipamentos de tecnologia Euro 5 e Euro 6, já estão sendo montados de fábrica, nos grandes centros da Europa, nas maiores montadoras do mundo, tendo a opção do uso de GNC ( Gás natural comprimido – o nosso GNV ) , ou GLP ( Gás liquefeito de petróleo – popular Gás de cozinha ). “Temos aqui na região a maior tecnologia do mundo em equipamentos de instalação para o uso de GNV para veículos automotores. Uma tecnologia embarcada, com o cuidado de dar uma precisão ao mercado automotivo, cuidando da natureza”, destaca.

Se o carro for Flex ou movido a Etanol, é recomendável utilizar o Kit 5ª geração, pela questão da programação, que se dá de forma mais adequada, explica. Quando a questão de quilometragem, Alex, destaca que se um carro rodar 10 quilômetros por litro de gasolina/álcool, fará no mínimo 13 quilômetro/m³ no GNV. “Calculasse um mínimo de 30% a mais de média. Se instalar um cilindro de 17m³, por exemplo pode rodar até 221 km. O custo chega a R$ 45,90”, exemplifica.

Fique ligado

A Peixe Gás Service é a número 1 em GNV para os vales do Taquari e Rio Pardo. Atende na cidade de Lajeado e com futuras instalações em Santa Cruz do Sul.
Mais informações pelo site www.peixegas.com.br
Telefone: (51) 3709-1885 | 3709-1886 | 98148-3980

Para saber 

O Gás Natural Veicular (GNV) é uma mistura gasosa, procedente do gás natural (uma substância composta por hidrocarbonetos que permanecem em estado gasoso nas condições atmosféricas normais. É essencialmente composta pelos hidrocarbonetos metano (CH4), com teores acima de 70%, seguida de etano (C2H6) e, em menores proporções, o propano (C3H8), usualmente com teores abaixo de 2%. Um metro cúbico de GNV equivale a 1,22 litros de gasolina ou 1,35 litros de álcool.