MANUTENÇÃO NO TETO-SOLAR: QUAL É O VALOR?

Adorado por muita gente, o equipamento retrátil necessita de cuidados para não estragar e causar grandes prejuízos

Opcional em grande parte dos carros, o teto-solar é um daqueles itens que deixam o veículo mais charmoso. Andar com ele aberto em uma manhã ensolarada ou em uma bela noite de verão são experiências desejadas por muita gente. O que poucos lembram é que esse item necessita de revisão constante.

Para entender como lidar melhor com o teto retrátil, o WM1 entrou em contato com algumas lojas que fazem manutenção nesse sistema para descobrir, inclusive, os valores.

Volkswagen Jetta R-Line

A recomendação é que, pelo menos uma vez a cada seis meses ou ano, uma limpeza das canaletas e lubrificação do sistema seja feita. O serviço custa, em média, R$ 300.

Em casos de carros seminovos e que o histórico de manutenção não seja reconhecido, uma revisão mais profunda é recomendada. Esse serviço consiste na desmontagem do sistema, lubrificação e aperto geral. Varia de R$ 500 a R$ 600, de acordo com o carro, mesmo se a peça for blindada.

O problema é em caso de quebra: segundo especialistas, dificilmente um sistema de teto-solar tem venda de peças avulsas. Ou seja, para trocar qualquer item, é necessário comprar um conjunto inteiramente novo e por completo.

Tecnologia para baratear custos

Para diminuir o prejuízo, algumas lojas trabalham com impressoras 3D, que reproduzem exatamente a peça que teve problema. Nesses casos, o valor do conserto pode variar de R$ 450 a R$ 1.500.

Se não for possível arrumar o conjunto, prepare-se: um teto-solar completo pode custar até R$ 12 mil, sem contar a mão-de-obra da oficina.

Para minimizar riscos e prejuízos, especialistas recomendam que, se possível, o proprietário siga as instruções do manual para fazer a manutenção do teto-solar corretamente.

Fonte: Webmotors

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