Tudo o que você precisa saber sobre Moto Trail

Alto desempenho, estética impecável e muito conforto. Se é isso que você procura, vai gostar de saber qual é a melhor moto trail para você. Confira neste conteúdo!

Se você está procurando uma moto trail mas ainda não sabe muito bem qual modelo vai atender suas necessidades, este conteúdo é para você. Acompanhe abaixo e descubra quais são as melhores opções disponíveis no mercado!

O que é moto trail?

A moto trail é um tipo de moto mais alta do que os modelos mais populares como as CG’s, as 125 Yes ou Ybr’s, e a diferença não é apenas estética, pois, de fato, a intenção do seu design é ser capaz de oferecer mais conforto para seu ocupante, tanto nas cidades e pistas quando em estradas de terra e em terrenos um pouco mais instáveis.

Sua suspensão tem um percurso mais longo e seus pneus são mistos para proporcionar a melhor experiência para quem não circula apenas pelos espaços urbanos e não abre mão de se sentir confortável durante as viagens e passeios.

Qual a melhor moto trail?

Determinar que existe um modelo específico que pode ser considerado a melhor moto trail é como declarar que todas as pessoas são iguais e possuem as mesmas necessidades.

Certamente, o que é essencial para alguns, é irrelevante para outros, então, há algumas opções que são melhor avaliadas do que as outras, mas isso não torna os modelos menos citados, irrelevantes.

O preço pode ser muito importante para alguns, embora não seja um determinante de decisão de compra para outros, assim como a potência pode ser essencial para os mais estradeiros e nem tão relevante para quem vai passar mais tempo circulando na cidade.

Levando o custo x benefício em consideração, selecionamos alguns dos principais modelos de moto trail para que você possa conhecê-los melhor. Veja abaixo!

1 – Honda NXR 160 BROS

A moto trail mais popular do mercado não é a mais potente e nem a que possui mais diferenciais, mas seu custo benefício certamente entrega o que a grande maioria dos pilotos procura..

Painel digital, bagageiro com alças laterais, freios combinados sem ABS e farol de policarbonato com refletor multifocal são detalhes presentes no modelo com motor monocilíndrico a ar, de 162,7 cc e câmbio de cinco marchas.

Com preços muito variados, um modelo novo/seminovo pode custar entre 13 e 14 mil reais.

2 – Yamaha XTZ 150 Crosser ABS

Com, possivelmente, o melhor custo benefício entre as moto trails de baixas cilindradas, a XTZ 150 oferece detalhes como indicador eco e de marcha engatada, painel de LCD digital, conta-giros analógicos, rodas de 19 polegadas na frente e 17 na traseira, freio dianteiro à disco e traseiro com ABS e suspensão traseira monocross com link.

O motor é flex, o câmbio de 5 marchas e há modelos com os mais variados preços, sendo que os mais recentes podem ser encontrados por preços em torno de 13 mil reais.

3 – Yamaha Ténéré 250

Um clássico entre as trails, a Yamaha Ténéré está longe de ser uma novidade, mas ainda é muito respeitada e conceituada entre os motociclistas.

Apesar de ser uma 250cc, concorreu de forma bem pareada com a Honda XRE 300, e apesar de não ser uma das motos mais confortáveis do mercado e ter desempenho limitado, proporcionava bastante sensação de segurança para seus condutores e passageiros.

Hoje, não há tantas Tenerés disponíveis para comercialização como há alguns anos atrás, já que o modelo saiu de linha em 2019, mas ainda é possível encontrar algumas em ótimo estado, por menos de 20 mil reais.

4 – Yamaha Lander 250

Quem procura uma moto trail mais atual, pode se identificar bastante com a Yamaha Lander, que tem os mesmos componentes da Téneré, mas além de um design mais moderno, oferece um desempenho melhor no off-road.

Já para os estradeiros, ela pode não ser a melhor opção, mas vale dizer que uma Lander 0 km pode custar uns 10% a menos que uma Téneré usada.

5 – Honda XRE 300

Longe de ser uma moto trail perfeita, a XRE acabou ficando famosa por apresentar problemas de cabeçotes trincados, mas, apesar disso, ainda é uma Honda e consegue ser bem sucedida na maior parte de tudo que se propõe a entregar.

A manutenção é simples, as peças são facilmente encontradas, a moto é mais leve do que suas concorrentes e também é um pouco menor, o que permite que o piloto não precise se sacrificar tanto para fazer manobras mais difíceis ou percorrer terrenos mais acidentados.

Os preços são equivalentes aos da Ténéré, e ainda é possível encontrar boas opções usadas no mercado.

6 – Honda NX 350 Sahara

Fora do mercado há mais de 20 anos, a 350 da Honda ainda é vista por aí e muito elogiada, apesar de ter seu último modelo fabricado em 1999.

Versátil, leve e confortável, é uma moto trail conhecida pela sua confiabilidade e  forte desempenho, tanto nas estradas quanto no off-road.

Por ser uma moto mais antiga, é possível encontrá-la por preços em torno de R$10.000, mas é aconselhável que a moto passe por uma boa revisão antes da compra.

7 – Yamaha XT 600E

Fora de linha há mais de 15 anos, a XT 600 ainda mantém sua fama de moto inquebrável.

Suas suspensões são ótimas, o modelo é alto, versátil, ágil, menos pesado do que poderia ser e seu motor monocilíndrico é refrigerado a ar.

Seu ponto fraco mais conhecido é o banco duro, que torna a trail não tão confortável, mas isso pode ser resolvido sem muitas dificuldades.

Quem deseja se tornar dono de uma dessas, não precisa desembolsar mais do que 12 ou 13 mil, valor interessante para um modelo 600 cc.

8 – Suzuki DR 650 RE

Mais do que uma moto trail, a DR 650 é quase um tanque de guerra, capaz de dar conta de qualquer tipo de terreno.

Vendida no Brasil entre 1996 e 2001, é uma moto para quem não tem medo de encarar um pouco de peso, afinal, é uma das maiores trails dessa seleção.

Disponível no mercado por preços que ficam entre 8 e 13 mil reais, é uma moto trail de verdade, para quem não quer passar apuros, mas atenção, as peças não são tão fáceis de ser encontradas, então, caso precise de manutenção, pode demorar um tempo para que ela saia da oficina.

9 – BMW G 310 GS

Com preços um “pouco” mais altos do que os outros modelos já apresentados nesta lista, a BMW 310 GS oferece uma experiência superior para quem procura uma moto trail para off Road.

Seu motor monocilíndrico funciona em paralelo a um câmbio de seis marchas, com transmissão por corrente e um sistema sofisticado de freios ABS, que pode, inclusive, ser desligado pelo painel.

Os preços ficam em torno de 25 mil, e embora os modelos da BMW não costumem dar problemas, é bom ficar atento em relação ao custo de peças para quando for necessário fazer alguma manutenção.

10 – Yamaha Super Ténéré 1200 DX

Como já falamos acima, a Ténéré já se tornou um clássico entre as motos trails e é muito respeitada pelo seu público consumidor.

Na versão 1200 DX, essa Yamaha oferece diversos componentes eletrônicos destinados ao conforto do piloto, como suspensão eletrônica, manopla aquecida, freios ABS, dois modos de pilotagem e piloto automático.

O preço médio é R$65 mil, o que faz dela uma moto que não é para todos os bolsos, mas quem investe, jura que vale a pena. O que você acha?

Moto Trail: Qual a melhor?

Gostou dessa seleção de trails? Concorda que elas sejam as melhores opções disponíveis no mercado?

Compartilhe este conteúdo e não se esqueça de comentar qual é a sua preferida, e por que!