5 Melhores Motos Custom para viajar

As motos custom são ótimas escolhas para motociclistas que estão sempre nas estradas. Confira nesse conteúdo quais são as melhores customs para viajar!

O desejo de todo motociclista é se tornar dono de uma moto leve mas robusta, econômica, com boa autonomia, confortável e potente, mas, infelizmente, é muito difícil (ou impossível) conseguir encontrar todas essas características em um modelo só.

Sendo assim, o que resta aos amantes dos veículos de duas rodas, é escolher quais características são mais relevantes para seu estilo de vida.

Quem precisa de uma moto para usar no dia a dia e percorrer pequenas distâncias, não precisa de uma moto super potente.

Por outro lado, quem pega estrada frequentemente pode passar alguns desconfortos (e talvez riscos) dependendo das cilindradas e do modelo da moto que estiver pilotando.

Motos muito leves podem ser facilmente “sacudidas” pelas correntes de vento, principalmente quando são ultrapassadas ou estão muito próximas de veículos grandes, como caminhões.

Em subidas longas, motos com poucas cilindradas podem sofrer um pouco, fazendo com que o piloto tenha dificuldades para realizar ultrapassagens e outras manobras.

Pensando nessas necessidades específicas de certos públicos, criamos esse conteúdo para falar um pouco sobre um dos tipos de modelos de moto que fazem sentido para um público específico: os viajantes!

Veja abaixo uma seleção com os modelos custom mais bem avaliados e descubra quais são os mais indicados para cada tipo de motociclista estradeiro!

Touring: Capacidade de carga + estabilidade

Quem faz viagens longas frequentemente, certamente vai compreender que uma moto touring faz total sentido para seu estilo de vida.

Capaz de transportar uma carga consideravelmente pesada e maior do que a grande maioria das motos, também consegue comportar duas pessoas (com o piloto) de forma confortável.

Além desses fatores, o que a faz perfeita para viagens longas é o fato de que seu tanque de combustível é maior do que o de outros modelos, o que permite que a viagem seja feita com menos paradas e menos riscos de ficar pela estrada.

O sistema elétrico da touring também é diferenciado, pois consegue fornecer energia até para o aquecimento de roupas, proporcionando muito mais conforto para o piloto, independentemente de ser um dia frio ou da ventania percebida pela alta velocidade.

Como desvantagem, a touring apresenta performance inferior a outras motocicletas, com arrancadas mais lentas e menos potência para ultrapassagens, por exemplo.  Em todo caso, a estabilidade e o conforto ainda fazem dela a melhor opção para quem faz viagens longas com muita frequência.

Sport touring: versátil, com estilo esportivo

As motos do tipo sport touring se destacam pela versatilidade, sendo excelentes modelos para viagens curtas, sem decepcionar em viagens mais longas.

Alguns dos modelos dentro dessa categoria são desenvolvidos com para-brisas mais altos e com assento em uma posição mais confortável, para que o piloto não se sinta tão cansado durante a viagem.

Big trail: potente e confortável

Capazes de encarar qualquer tipo de terreno, as motos big trail são muito versáteis e, também, compatíveis com inúmeros acessórios de viagens.

Além disso, são menos caras do que as motos modelo touring e possuem estilo mais aventureiro, para quem não faz questão de ter uma moto muito grande ou robusta, para também poder encarar, sem dificuldades, o trânsito das cidades grandes.

Cruisers: práticas e estilosas

Modelo preferido de quem é mais “baixinho”, as motos cruisers possuem assentos mais próximos do chão, fazendo com que o piloto tenha mais rapidez e segurança nas paradas em semáforos e estacionamentos.

Além disso, elas permitem embarque e desembarque mais fácil para os passageiros, o que é excelente para quem transporta com frequência pessoas com maior peso, menos mobilidade, crianças ou mulheres que usam saias ou vestidos, por exemplo.

Para os viajantes, as cruisers não dão trabalho, pois permitem rápida equipagem, são compatíveis com vários acessórios, possuem motor potente e suspensão moderna. Algumas, inclusive, já saem da loja com todos os principais equipamentos para pegar estrada.

Standard: adaptável e prática

Capaz de proporcionar conforto e desempenho satisfatórios em viagens longas, e praticidade e eficiência no dia a dia, as motos standards são básicas, mas aceitam diversos tipos de otimizações para se adaptarem à necessidade do piloto.

Podem ser equipadas com encosto para o garupa, banco do tipo touring, para-brisas mais alto e bagageiros.

Melhores motos custom para viajar: Conheça os 5 modelos mais confortáveis

Depois de explicar um pouco sobre quais tipos de motos custom existem e quais são as principais características de cada um deles, falaremos um pouco a respeito das 5 motos para viajar mais aceitas e elogiadas pelos motociclistas. Acompanhe abaixo!

1. Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited

Excelente para quem viaja com companhia, a Electra Glide oferece um assento traseiro bem mais confortável do que a maioria das outras motos. Mais elevado, ele permite que o segundo ocupante viaje em posição privilegiada, tendo mais visão da estrada, além de contar com apoio cervical, tornando qualquer viagem bem mais tranquila.

A “motona” tem dois bagageiros que eliminam a necessidade de carregar mochilas, plataforma integral para os pés, sistema de áudio com quatro alto-falantes para quem gosta de fazer viagens com trilha sonora e, ainda, intercomunicadores.

2. Triumph Rocket III

Gigante, a Triumph Rocket III tem, nada menos que 2,5 metros de comprimento e 320 quilos, que a fizeram ganhar a alcunha de caminhão de duas rodas inglês.

Além de ser enorme, a supermoto conta com motor de três cilindros em linha, 2.294 cm³, com 142 cv de potência máxima, proporcionando ao piloto e a qualquer outro ocupante, uma viagem sem trepidações, com muita estabilidade nas estradas.

Por fim, vale dizer que a moto também surpreende pelo conforto, pois possui bancos macios, guidão largo e excelente posição de pilotagem – principalmente para quem tem braços compridos.

3. Honda Gold Wing

Com um bagageiro de incríveis 150 litros equipado com sistema de controle remoto para abrir e fechar, a Honda Gold Wing possui recursos de segurança muito acima da média, como freios ABS e um avançado sistema combinado de frenagem (DCBS), que permite a realização de frenagens de emergência muito mais seguras, mesmo que em pisos pouco aderentes ou irregulares.

Além disso, a Gold Wing conta com piloto automático, airbags e sistema de som surround com conexão para iPod.

4. BMW R 1200 GS Adventure

Com incríveis suspensões eletrônicas dinâmicas com ajustamento eletrônico automático, a R 1200 é a moto mais vendida no mundo pela BMW, sendo considerada uma opção fantástica para o off-road, mas sem deixar os viajantes das pistas na mão.

Através de uma roldana localizada no punho esquerdo, é possível realizar infinitos ajustes da suspensão, proporcionando ao piloto a escolha da melhor combinação para sua necessidade.

5. Kawasaki Versys Tourer

Uma das mais confortáveis motos para quem gosta de fazer longas viagens observando a paisagem das pistas, a Versys Tourer possui um torque de motor muito elogiado por oferecer excelente dirigibilidade em baixas rotações.

Estradeira, a Versys oferece ao piloto a segurança dos freios ABS, câmbio de 6 velocidades, bagageiro grande, conjunto de suspensão versátil e consumo bem razoável considerando o porte da moto, fazendo 19 km por litro de gasolina.

Você já conhecia algum desses modelos? Qual mais atenderia suas necessidades, e por quê?

Compartilhe este conteúdo com seus amigos, divida essas dicas e veja quais seriam as escolhas deles.