O QUE É PILOTO AUTOMÁTICO, ACC E LIMITADOR DE VELOCIDADE?

Cada vez mais popular em carros de diversas faixas de preço, o piloto automático hoje é muito mais versátil

Útil em estradas, especialmente em viagens longas, o piloto automático torna a condução mais relaxada, além de ajudar a economizar combustível. Ao manter o veículo com uma velocidade constante sem necessidade de intervenção do condutor, o equipamento ainda evita que o motorista seja multado ao exceder o limite de velocidade da via.

Vale ressaltar que o piloto automático tradicional é completamente diferente do piloto automático adaptativo e do controlar de velocidade. Vamos aqui diferenciar os três sistemas e contar mais sobre o funcionamento deles.

O que é o piloto automático?

Popularmente chamado de piloto automático, o controlador de velocidade de cruzeiro (ou cruise control, em inglês) permite ao condutor determinar a velocidade que seu carro vai rodar enquanto o sistema estiver ativado. Ele acelera e freia automaticamente o carro para manter a velocidade desejada.

O que é o ACC / piloto automático adaptativo?

Um passo além do piloto automático padrão, o sistema adaptativo (também chamado de ACC – sigla para adaptive cruise control) utilizar sensores e câmeras para identificar a velocidade e a distância do carro à frente. Com velocidade estabelecida pelo motorista, o sistema detecta se há necessidade de andar mais devagar por conta da distância do carro que trafega à frente.

Por exemplo, se o seu piloto automático adaptativo estiver programado para andar a 100 km/h e o carro à frente estiver a 70 km/h, seu carro irá diminuir a velocidade para manter uma distância segura, possivelmente mantendo os mesmos 70 km/h. Quando houver espaço para acelerar, ele o fará sozinho.

Sistemas mais complexos com leitor de faixa são capazes de fazer curvas sozinhos e praticamente ser dirigidos sem intervenção do motorista.

O que é o limitador de velocidade?

Mais simples dos três sistemas, o limitador de velocidade impede que o carro ultrapasse uma velocidade pré-determinada pelo motorista. Esse sistema faz com que a aceleração seja cortada ao atingir determinada velocidade e pode ser bastante útil em trechos urbanos para evitar multas.

Há casos ainda mais simples em que o carro apenas emite um alerta sonoro de que o motorista ultrapassou a velocidade máxima estabelecida, mas não atua de maneira alguma em qualquer sistema mecânico.

Fonte: ICarros

... Veja ofertas de Veículos Seminovos e Usados