O QUE MELHOROU NA NOVA FIAT STRADA?

Veja em quais quesitos a segunda geração da picape mais vendida do país evoluiu. E no que ainda ficou devendo

Nosso leitor já viu por aqui todos os detalhes da nova Fiat Strada, seja em avaliação com as primeiras impressões ou vídeo com a picape. Também já mostramos ponto a ponto o que ela ganha e perde em relação à principal rival, a Volkswagen Saveiro. Agora iremos mostrar no que a picape compacta evoluiu  – e no que ficou devendo.

Vale lembrar que a Strada ainda não está nas lojas devido à pandemia de coronavírus. A expectativa é que o lançamento comercial aconteça no começo do segundo semestre, mas ainda não há uma data definida.

O que melhorou na nova Fiat Strada?

Design

Obviamente isso é um ponto subjetivo, mas na nossa visão o desenho da picape melhorou bastante. Com linhas inspiradas na irmã maior, a Toro, a picape passa até a impressão de ser muito maior do que realmente é. Ponto para a Fiat.

Segurança

Nesse quesito é inegável o ganho. A Strada passa a ter uma plataforma com 90% de aços de alta e ultra alta resistência, que, por si só, já é um avanço e tanto. Porém, há ainda os obrigatórios controles de estabilidade e tração, além de auxiliar de partida em rampa e quatro airbags. Nada disso estava disponível na antiga.

Nível de equipamentos

Desde a configuração de entrada a Strada tem os itens citados acima. Porém, ainda recebe direção hidráulica, ar-condicionado, volante com ajuste de altura, computador de bordo, luzes diurnas, porta-escada, rodas de aço de 15″, cinto com ajuste de altura, preparação para som e caçamba com protetor, iluminação e tampa com alívio de peso.

Nova Fiat Strada

Muitos desses itens eram opcionais ou só estavam presentes em versões mais caras da antiga Strada – que ainda continuará em produção na versão Hard Working. A versão topo de linha Volcano ainda é equipada com itens exclusivos, como faróis de LED e até câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Qualidade do acabamento

O visual do painel pode não ser dos melhores, já que é derivado de Uno e Mobi – e não de Argo e Cronos. No entanto, a qualidade dos materiais é muito superior aos da Strada de primeira geração. Não há rebarbas ou peças mal encaixadas.

Motor

Abandonar o motor E.torQ foi acertado. O 1.3 Firefly com até 109 cv e 14,2 kgf.m com o combustível vegetal ou 101 cv e 13,7 kgf.m de torque compensam a diferença de potência em relação ao 1.8 e são muito mais econômicos.

Espaço

Seja para passageiros ou para carga, a nova Strada oferece mais espaço de maneira geral. A picape saiu dos 4,43 metros da geração atual para 4,48 m, enquanto o entre-eixos pulou dos 2,71 m para 2,73 m. A largura cresceu consideravelmente, de 1,66 m para 1,73 m.

Nova Fiat Strada 54

Além disso, as quatro portas nos modelos cabine dupla facilitaram a vida dos passageiros traseiros. A propósito: agora ela é homologada para cinco passageiros nesta configuração, em vez de quatro como era anteriormente.

O que ainda pode melhorar?

Motorização

Claro, o motor 1.3 é uma excelente notícia, mas ele poderia estar presente em todas as versões. Além disso, a marca poderia ter adiantado a chegada dos motores turbo e o câmbio automático, itens que ficaram para depois – provavelmente, só em 2021.

Ergonomia

Está mais fácil se achar na Strada, isso é inegável, mas há um erro grande ao não colocar ajuste de profundidade na coluna de direção. Há apenas as regulagens de altura do banco do motorista e do volante.

Painel de instrumentos

Herdado do Uno, o quadro de instrumentos é extremamente simples, apesar da tela digital de 3,5 polegadas. Até pode ser considerado uma melhoria em relação ao anterior, mas merecia ao menos um painel inspirado no Argo. Ou, quem, sabe o digital de 8 polegadas como opcional na Volcano.

Nova Fiat Strada 50

Herdado do Uno, o quadro de instrumentos é extremamente simples, apesar da tela digital de 3,5 polegadas. Até pode ser considerado uma melhoria em relação ao anterior, mas merecia ao menos um painel inspirado no Argo. Ou, quem, sabe o digital de 8 polegadas como opcional na Volcano.

Assista ao vídeo com o primeiro contato com a nova Strada

Fonte: Webmotors

... Veja ofertas de Veículos Seminovos e Usados

Para proteger e melhorar a sua experiência no site, o Carros no Vale usa cookies :)
Ao navegar pelo site, você declara estar ciente dessas condições.