QUAIS SÃO OS TIPOS DE AIRBAGS QUE EXISTEM?

Fizemos uma lista para mostrar todos os modelos de bolsas infláveis que são oferecidos atualmente pelo mercado de carros

Você sabia que existem quase dez tipos de airbags diferentes? Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, alguns carros mais modernos, normalmente de marcas de luxo, conseguem oferecer mais de oito bolsas de ar diferentes em um só “pacote” – alguns até com tipos de explosão diferenciados, de acordo com a forma como acontecer o acidente.

Só que muita gente acredita que só exista o airbag duplo frontal, equipamento mais conhecido pelo público por ser obrigatório em carros nacionais desde 2014. Por conta disso, abaixo, vamos listar todos os tipos de bolsas infláveis que existem atualmente no mercado de automóveis.

Os tipos de airbags atuais

Antes de listar quais são e como eles funcionam, precisamos ressaltar que, para seu perfeito funcionamento, é preciso que motorista e ocupantes estejam bem posicionados, sem esquecer do cinto de segurança – apoiar os pés sobre painel do carro, por exemplo, é uma das situações que podem interferir no funcionamento da bolsa e ferir o passageiro da frente.

1. Airbag duplo frontal

Esse é o tipo mais comum, obrigatório em carros brasileiros desde 2014. Ele explode e se enche de acordo com o grau da colisão frontal e protege o peito dos ocupantes localizados nos bancos da frente. Normalmente, as bolsas ficam dentro do volante e no painel em frente ao banco do carona.

2. Airbag lateral

Assim como os frontais protegem a frente, os airbags laterais têm como objetivo salvar a lateral do tronco dos ocupantes do veículo. Não são obrigatórios por lei, mas carros que têm mais que dois airbags costumam oferecer estes, que ficam instalados nas colunas centrais ou nos bancos.

3. Airbags de cortina

Este é o modelo de bolsa que se estende de uma coluna à outra do veículo, acima das janelas. Ele existe para diminuir impactos na cabeça em acidentes laterais e também ajudar a proteger os ocupantes dos eventuais cacos de vidro.

Airbag Lateral E De Cortina

4. Airbag de joelho

As bolsas frontais protetoras de joelhos ainda são pouco conhecidas no Brasil. Elas têm como função principal proteger as pernas do motorista do impacto contra a coluna de direção do veículo no caso de acidentes mais fortes. Em carros que o tem, normalmente, é conhecido como o “sétimo” airbag.

5. Airbag de cinto

Outra tecnologia apresentada recentemente foi a dos airbags de cinto – que basicamente se inflam durante acidentes. Eles ajudam na diminuição da força do impacto sobre o corpo em caso de colisão.

6. Airbag central

O airbag central é um mecanismo que fica acoplado entre os bancos, normalmente em carros de luxo, que tem como função evitar que os passageiros se choquem entre si durante um acidente – normalmente de impacto lateral.

Tipos De Airbags Central

7. Airbag do teto

Apresentado há poucos anos pela Hyundai, o airbag de teto promete que os passageiros que estejam em carros com teto solar não se cortem ou sejam projetados para fora do veículo em capotamentos. A bolsa de ar, em caso de explosão, ocupa todo o espaço superior à cabeça dos ocupantes.

8. Airbag traseiro

Este é um dos tipos de airbags “invisíveis”. Essa bolsa de ar fica camuflada e, durante um impacto traseiro (ou até frontal, a depender da força), é inflada nos contornos dos encostos do banco de trás para proteger as cabeças dos ocupantes.

9. Airbag de capô

Outro apresentado nesta década, o airbag de capô fica na base do para-brisa e é acionado somente em caso de atropelamentos, para impedir o choque do pedestre contra a tampa do compartimento do motor do carro e o próprio vidro dianteiro.

Airbag De Capô

Fonte: Webmotors

... Veja ofertas de Veículos Seminovos e Usados