QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRAÇÃO DIANTEIRA, TRASEIRA E 4X4

Cada carro tem sua maneira de ser dirigido e o layout das trações pode alterar profundamente seu comportamento

Você já deve ter ouvido falar que determinado carro é melhor que o outro porque tem tração dianteira ou tração traseira. Que SUVs e picapes diesel são obrigados a ter tração 4×4 e que o carro de rali tem tração integral. Mas qual a diferença mecânica e na prática desses sistemas?

Tração dianteira

Layout mais comum e compacto, a tração dianteira possibilita que os motores sejam montados de maneira transversal (de lado), economizando espaço. Toda força é enviada para as rodas dianteiras que tracionam o carro e também são responsáveis por mudar de direção ao esterçar.

Carros de tração dianteira tendem a ser menos ariscos em altas velocidades, porém podem sair de dianteira. Que é quando, mesmo com as rodas viradas, o carro continua a andar praticamente reto.

Tração traseira

Enquanto a tração dianteira é mais barata e sempre utilizada em carros baratos ou urbanos, a tração traseira é vista em carros esportivos e mais refinados. Por meio do eixo cardã a força do motor é enviada para as rodas traseiras. Assim, as dianteiras ficam livres para apenas mudar a direção do carro.

A tração traseira obriga o motor do carro a ser montado em posição longitudinal, o que aumenta o tamanho do capô, ou em posição central ou, até mesmo, na traseira como Fusca e 911. A tração traseira faz com que o carro possa rotacionar a traseira em direção oposta à da curva caso perca controle.

Tração integral

Como o próprio nome já diz, a tração integral distribui a força do motor pelas quatro rodas do carro. Em sistemas como o da Subaru, em situações de rodagem comum, as quatro rodas são tracionadas com a mesma força. Caso haja necessidade é enviada potência para rodas diferentes em quantidades diferentes.

Carros com tração integral tendem a ter comportamento mais neutro em curvas, já que compensam a falta de aderência em uma das rodas enviando força para que as outras a estabilizem.

4×4

O conceito de tração integral e 4×4 é muito parecido, mas há diferenças práticas. A tração 4×4 permite seu desligamento, fazendo com que o carro ande somente como um tração dianteira ou um tração traseira, dependendo do seu layout original. Além disso, a tração 4×4 pode possibilitar o uso de marcha reduzida, o que ajuda muito no off-road.

Fonte: ICarros

... Veja ofertas de Veículos Seminovos e Usados