T-CROSS, TAOS: POR QUE SUVs DA VW COMEÇAM COM “T”?

Já reparou que (quase) todos os utilitários da marca alemã começam com essa letra? Fomos atrás para descobrir o motivo

Pode ter passado despercebido por você, mas muita gente já deve ter reparado que a maioria dos SUVs da Volkswagen tem nome que começa com a letra “T”. Touareg, Tiguan, T-Cross, o recém-apresentado Taos – resultado de um projeto que se chamava Tarek – e até Taigun (aquele antigo protótipo de utilitário do up!) são apenas alguns deles.

Qual é o motivo ou a explicação oficial? E por que alguns projetos mais recentes, como o compacto Nivus e o gigante Atlas, não seguem a mesma filosofia? Será apenas uma preferência da marca ou existe uma resposta concreta para isso? Hoje, você descobre tudo aqui no WM1.

SUVs da VW: por que sempre com “T”?

Antes de responder, vamos elencar todos os nomes que já vimos de SUVs da VW que começam com a letra “T” em todo o mundo:

  • Tiguan
  • Touareg
  • T-Cross
  • T-Roc
  • Tayron
  • Tharu
  • Tarek
  • Tharu
  • Taos
  • Taigun
  • Touran
  • Teramont

Lembrou de algum outro? Não esqueça de deixar no campo de comentários. Agora vamos começar a discussão: por que, afinal, a Volks sempre escolhe nomes que começam com “T” para seu portfólio de SUVs?

Vw T Cross4

Depois de muita pesquisa, chegamos à conclusão de que isso acabou por se tornar uma regra dentro da lista de projetos do fabricante. Normas apenas por questões de padronização – assim como, por exemplo, na Ford os SUVs costumam ter nomes que se iniciam com “E” (como EcoSport, Escape, Edge, Explorer, Expedition e por aí vai) e na Audi os utilitários serem categorizados como “Q” (Q2, Q3, Q5 etc).

Por uma simples questão de padronização, quase como um “TOC”, aconteceu de os primeiros SUVs da VW terem nomes que começassem com essa letra (Touareg e Tiguan) e esse detalhe se transformou em uma regra. Acha que não é isso? Então vamos conhecer a resposta oficial da Volks.

O que diz a Volks?

A resposta oficial da empresa é simples. E bem prática, para ser sincero. De acordo com o fabricante, o uso do “T” como letra inicial serve resumidamente para “ser uma forma mais fácil de identificar os utilitários esportivos da marca em todo o mundo”.

Existem exceções, mas somente de acordo com a língua ou cultura locais. O Teramont chinês, por exemplo, recebeu o nome de Atlas nos Estados Unidos por ser mais fácil de ser pronunciado em inglês, além do próprio significado da palavra Atlas – que é um personagem da mitologia, mas também representa a publicação composta por coleção de mapas.

“Ah, mas o Nivus é um SUV e não começa com a letra ‘T'”, você pode argumentar. É verdade, e se você chegou a essa constatação sozinho, show de bola: sinal que está antenado ao mundo dos utilitários alemães e se autoquestionou, assim como a gente. Mas para esses caso, a resposta é a seguinte: como ocorre com o Atlas/Teramont, para toda regra existem exceções.

No caso do Nivus, o posicionamento oficial é de que o modelo não é bem um SUV, mas um crossover que une características e porte de um utilitário ao design de um cupê – o que, teoricamente, o “isentaria” de receber tal nomenclatura.

Volkswagen Atlas Cross Sport

Fonte: Webmotors

... Veja ofertas de Veículos Seminovos e Usados

Para proteger e melhorar a sua experiência no site, o Carros no Vale usa cookies :)
Ao navegar pelo site, você declara estar ciente dessas condições.