SISTEMA STAR-STOP: ENTENDA TUDO SOBRE O ITEM!

Pensa em comprar um veículo com o equipamento? Antes, saiba mais sobre essa tecnologia automotiva

Em algum momento, enquanto acompanhava sobre as principais novidades do mundo automotivo, você deve ter escutado falar sobre o sistema start-stop. Tecnologia que chegou para ficar no Brasil, hoje o WM1 explicará o que é, como funciona, suas vantagens e outras dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é o sistema start-stop?

O sistema start-stop, de maneira objetiva, é um dispositivo que desliga automaticamente o motor do automóvel quando ele é parado e o liga novamente, também de forma automática, quando o motorista decide acelerar o carro ou tira o pé do freio.

Os principais objetivos do sistema start-stop são dois: reduzir o consumo de combustível, uma vez que ele mantém o carro desligado em situações estratégicas, e reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) no meio ambiente.

Como funciona o sistema start-stop?

O que é feito para ele desligar e ligar automaticamente? Bom, o funcionamento do sistema start-stop é diferente em carros manuais e automáticos. Entenda o que ocorre com cada um.

Em veículos com transmissão manual, o start-stop entra em funcionamento quando o carro estiver parado (como em um semáforo, por exemplo), o motor em baixa rotação, o pedal da embreagem solto e nenhuma marcha deve engatada. Para ligar, basta pressionar a embreagem e engatar a transmissão, no momento da partida.

Já em modelos com caixa automática, onde não há o terceiro pedal da embreagem, o sistema start-stop funciona, também, quando o veículo está parado, o motor em baixa rotação e o pedal de freio pressionado. Ele irá ligar, automaticamente, quando o motorista tirar o pé do freio para acelerar.

Apesar de desligar o carro, o start-stop não interfere no sistema elétrico do veículo. Ou seja, travas e vidros elétricos e central multimídia, por exemplo, seguem em pleno funcionamento. Em alguns modelos, apenas o ar-condicionado sofre interferência — com o veículo desligado, ele para de gelar e passa a ventilar.

Quando o start-stop não funciona?

Um ponto importante, sobre o funcionamento do start-stop, é que o sistema não funciona quando o motor ainda estiver frio, ou seja, pouco tempo após o motorista sair com o carro. O motivo: ligar e desligar o veículo com o propulsor fora da temperatura ideal irá causar mais gastos com combustível.

O sistema também não atua em outras situações, por questões de segurança. Em uma ladeira íngreme, por exemplo, ele entende que não é o momento para desligar o motor. Ao realizar manobras, como a baliza no momento de estacionar, o dispositivo também reconhece que não é preciso entrar em funcionamento.

Quais são as vantagens do start-stop?

O sistema start-stop oferece diferentes vantagens para os motoristas. A principal delas, claro, é a economia do combustível. Principalmente para veículos que rodam muito em cidades, enfrentam grandes congestionamentos e uma quantidade alta de semáforos, o ganho será relevante.

Engenheiros especialistas no sistema apontam que, dentro dessas circunstâncias citadas, a economia de combustível em um tanque pode ser de 10% a 15%, de acordo com a frequência de uso do equipamento. Já para carros que rodam mais em estradas, com poucas paradas, a diferença será bem menor.

Outro benefício que o sistema start-stop traz é a maior preservação do meio ambiente. Como comentamos anteriormente, com o objetivo de reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera, a tecnologia mostra outro bom motivo para se tornar cada vez mais presente nos modelos.

O start-stop também contribui para um maior conforto e segurança do motorista e dos passageiros, pois o carro fica mais silencioso. Ao mesmo tempo, a diminuição de ruído do motor é de extrema importância para garantir uma vida útil maior do componente.

Por fim, o sistema start-stop também pode ser desligado, na maioria dos modelos, a qualquer momento. Caso não queira utilizá-lo, identifique – pelo Manual do Proprietário – onde desativá-lo e, quando quiser, religue-o.

Cuidados com o sistema start-stop

Existem alguns mitos e outras verdades quando o assunto é o cuidado com carros que sejam equipados com o sistema start-stop. A principal delas é sobre o desgaste do motor, uma vez que o veículo irá contar com um número muito maior de partidas ao longo de sua vida útil.

E, claro, essa também foi uma preocupação de todos os fabricantes que desenvolveram modelos com esse sistema. Para suportar o liga e desliga frequente, componentes do sistema de partida são reforçados.

Além disso, o menor uso de outras peças, como bomba de combustível, velas, injetores e válvulas, irão corroborar para uma vida útil maior ao comparar com modelos sem o sistema start-stop.

No entanto, o que qualquer especialista afirma é que os cuidados preventivos com esses componentes são ainda mais necessários. Substituir uma peça somente quando ela der problema, pode causar uma série de outras peças desgastadas e a manutenção tende a ficar muito mais cara.

Outra dúvida comum sobre os cuidados com carros que contenham o start-stop é em relação à bateria. Para garantir um pleno funcionamento do sistema, elas são diferentes dos outros modelos e, consequentemente, são mais caras.

No entanto, apesar de usar uma bateria preparada para o sistema, os fabricantes deste componente afirmam que o ciclo de vida delas são maiores que as convencionais. O motivo: o consumo de partidas é muito menor comparado aos dos motores sem o dispositivo.

Quais carros têm start-stop no Brasil?

Atualmente, existem modelos de todos os tamanhos, estilos e preços que recebem o equipamento. Quando foi lançado, o Fiat Argo já vinha com o sistema de série em todas as versões. Porém, a partir de 2019, a marca deixou de oferecê-lo na opção de entrada.

A seguir, listamos apenas alguns modelos que são vendidos com o sistema start-stop no Brasil para você escolher o que melhor cabe no seu orçamento. Ao entrar em negociação, verifique quais são as versões que oferecem a tecnologia!

  • Renault Logan
  • Fiat Argo
  • Fiat Cronos
  • Fiat Toro
  • Jeep Compass
  • Jeep Renegade
  • Chevrolet Tracker
  • Chevrolet Cruze
  • Volkswagen Golf
  • Volkswagen T-Cross

Encontre os melhores modelos com start-stop!

Fonte: Webmotors

... Veja ofertas de Veículos Seminovos e Usados